A importância da regulagem do sopro em Filtros de Discos Verticais a Vácuo.

Apr 06, 2023

A importância da regulagem do sopro em Filtros de Discos Verticais a Vácuo.

O ciclo de operação do filtro se finaliza com o descarregamento da torta, o que se faz por meio de um “sopro” de ar comprimido, em um intervalo curto de tempo, com a pressão aproximada de 1,0 a 2,0 bar.
O sopro ocorre com o sinal magnético gerado pela aproximação entre sensor e ressaltos indicadores do centro de cada tubo de filtrado.
A correta regulagem do momento do sopro faz com que o desprendimento da torta ocorra na posição correta em relação a placa defletora e a caixa de descarga, evitando também que o elemento filtrante toque a borda da caixa ou a placa defletora no momento da descarga.


A regulagem correta do sopro, mantem o sincronismo do sensor e colar de sopro, que deve ser feita, em um filtro BRASFELT de 8’10”, conforme os seguintes passos:

1° passo (FIGURA 1) - Montar o colar de posição no cubo motriz (em alguns modelos os indicadores de posição fixados diretamente no cubo de transição do eixo principal), conforme o posicionamento indicado nas figuras abaixo.

2° passo (FIGURA 2) - Montar o suporte de fixação do sensor e sensores conforme o posicionamento indicado nas figuras abaixo.

Por wellington 10 mai., 2024
Por wellington 03 mai., 2024
Explorando novas fronteiras na Filtragem de Minérios: Introduzindo a Planta Piloto BRASFELT Na vanguarda da inovação em filtragem de minérios, a BRASFELT apresenta um de seus projetos destaque: a Planta Piloto BRASFELT. Desenvolvida como uma solução versátil e eficaz para a filtragem em escala piloto de minérios de ferro, minérios não ferrosos e outros materiais, esta planta piloto representa um avanço significativo no campo da tecnologia de filtragem. Utilizando a tecnologia de Filtro de Disco a Vácuo, com uma área filtrante de 40m², que permite alcançar capacidade de produção de até 120 toneladas por hora, a Planta Piloto BRASFELT oferece uma gama de aplicações nas mineradoras. Desde a sua utilização em plantas em escala reduzida para definição de processos de separação sólido-líquido até sua aplicação como uma solução prática e compacta para mineradoras com demandas menores, esta planta piloto é verdadeiramente versátil e eficaz. Um marco importante nesta jornada de inovação foi sua primeira implantação em uma das maiores mineradoras de ferro em Minas Gerais. Durante um período de 24 meses, a Planta Piloto BRASFELT foi locada e utilizada para testes no tratamento de rejeitos de flotação de minério de ferro, com o objetivo de definir processos de disposição a seco (Dry Stacking). Essa experiência pioneira demonstrou não apenas a eficácia da tecnologia, mas também seu potencial para transformar práticas industriais e colaborar a sustentabilidade ambiental. A BRASFELT está comprometida em continuar impulsionando as inovações em filtragem de minérios. Com a Planta Piloto BRASFELT, estamos preparados para liderar o caminho rumo a um futuro mais eficiente, sustentável e responsável para a indústria de mineração.
Por wellington 29 abr., 2024
A Brasfelt Ltda, líder nacional em separação sólido/líquido em mineração, concluiu recentemente o fornecimento de quatro filtros de disco a vácuo de 120 m² de área filtrante para uma grande mineradora localizada em Espírito Santo. Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a BRASFELT oferece soluções completas para a filtragem de concentrados e tratamento de rejeitos, desde o projeto conceitual até o fornecimento dos equipamentos e periféricos envolvidos. Os filtros fornecidos pela BRASFELT possuem tecnologia avançada em filtragem, gerando ganhos operacionais, com maior disponibilidade física, menor custo operacional e maior produção por área filtrante. Além disso, esses filtros incorporam tecnologias de proteção ao desgaste abrasivo, aliadas à confiabilidade dos produtos Brasfelt.
Share by: